São Luís

Maranhão, Brasil.

São Luís foi fundada pelos franceses, em 1612, mas coube aos portugueses darem à capital do Maranhão sua marca registrada - seu belíssimo estilo arquitetônico. Foram os lusitanos que deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande. 

Reggae é o ritmo oficial das rádios, bares e clubes que lotam nos finais de semana.Tombada pela Unesco, boa parte do casario colonial datado dos séculos 18 e 19 remete a uma viagem a um passado de prosperidade e ostentação. 

Hoje, os antigos solares dos barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Os bares garantem o agito nas noites de sexta e sábado.

A capital maranhense, porém, exibe uma faceta moderna e luxuosa. Do outro lado do Rio do Anil está a parte nova de São Luís, ligada à área antiga pela ponte José Sarney. Por lá estão arranha-céus, shoppings centers, restaurantes sofisticados que servem pratos típicos como o arroz-de-cuxá e bares ao redor da charmosa Lagoa da Jansen.

As praias de águas não tão azuis, também ficam nesta área. A maré costuma variar bastante ao logo do dia, ainda assim, dá para curtir um banho.

Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

Além da história, a cidade preserva culturas e tradições. Arquitetura e história são os destaques dos atrativos da capital do Maranhão. Pelas ruas da parte antiga da cidade, casarões e sobrados dos séculos 18 e 19 retratam as heranças deixadas pelos portugueses. Quando o assunto é festa, a cidade esnoba o folclore do Bumba-Meu-Boi é uma das manifestações mais bonitas do país e atrai turistas nos meses de junho e julho. No restante do ano, o reggae ecoa por toda a São Luís, dia e noite.

As praias de São Luís não são os principais atrativos da cidade, mas quem não abre mão de um banho de mar deve seguir para Calhau, Olho d‘Água e Araçagi .Para pegar onda, o destino é São Marcos, point da garotada.A praia do Calhau é a preferida dos esportistas,a extensão da Avenida Litorânea para praticar corrida, caminhada e ciclismo. Também tem a Lagoa da Jansen,Parque Botânico Vale. etc.,.

Gastronomia

Saborosa, a cozinha maranhense reúne influências indígena, portuguesa e africana, com grande variedade de frutos do mar e pitadas generosas de farinha. 

Não por acaso, o prato mais famoso da região é o arroz-de-cuxá. A iguaria é feita com verdura, camarões secos, gergelim e farinha de mandioca, sendo servida nos restaurantes especializados nas delícias regionais dos caseiros, conhecidos como "bases", aos sofisticados. Para acompanhar, experimente o guaraná Jesus, cor-de-rosa, adocicado e com sabor de canela! 

Os estabelecimentos mais concorridos se concentram na parte nova da cidade, destaque para a Avenida Litorânea, no bairro de Calhau. Mas quem estiver circulando pelo Centro Histórico, também encontra opções em meio aos sobrados. Para um lanche rápido, aposte nas coxinhas, recheadas com camarão, caranguejo e carne de sol!

Galeria de fotos
Fale Conosco pelo Whats