Jericoacoara

Ceará, Brasil.

Jijoca de Jericoacoara é o município mais setentrional do estado do Ceará, que tem como atração natural principal a Praia de Jericoacoara.

Os bons ventos que sopram em Jeri esculpiram as diversas formações rochosas que se espalham à beira-mar. O destaque é a Pedra Furada, a meia hora de caminhada da vila. Também foram os responsáveis pela formação das dunas que descortinam o pôr do sol e indicam o caminho em direção às lagoas de águas cristalinas. São eles, ainda, que fazem da região uma das preferidas dos adeptos do wind e do kitesurf, que invadem a área entre os meses de julho e novembro.

Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

Com o nascer do sol, as opções do que fazer em Jeri nascem também. As maiores atrações são para ser vistas durante o dia; por isso, vale a pena acordar cedo para aproveitar bem o dia. 

Grande parte das pessoas que querem curtir o mar, vão para a praia de Jeri, a mais próxima da vila. A tranquilidade está ali, e pegar um pouco de sol depois de um mergulho no mar é rejuvenescedor. 

As atrações naturais de Jeri ficam, em boa parte, afastadas da vila. No litoral oeste as atrações são o Mangue Seco, o passeio para ver cavalos marinhos, trajeto pela área de dunas e a Lagoa da Tatajuba, que tem restaurantes. Já no lado leste, local mais popular da região, as maiores atrações são a Lagoa Azul, a linda Lagoa do Paraíso, onde fica o clube de praia Alchymist e a Pedra Furada. .

O pôr do sol é sempre uma atração em Jeri e se você puder, admire-o todos os dias de sua viagem, cada dia de um lugar diferente. Você pode acompanhar o sol se pondo na Praia de Jeri, na linda Duna do Pôr do Sol, que tem um visual maravilhoso, ou se preferir algo mais agitado, na balada que acontece no rooftop. 

Gastronomia

Jericoacoara é uma típica vila de pescadores, e embora seja um point super badalado para turistas do mundo todo, conservou as heranças simples dos nativos em seus pratos. Essas heranças deram um sabor todo especial aos pratos típicos, temperos e ingredientes exóticos fazem da culinária de Jeri inesquecível.Além do sabor, comer em Jericoacoara tem outro diferencial: a preguiça após as refeições. A maioria dos restaurantes tem redes, sofás, espreguiçadeiras, esteiras e almofadões com o pé na areia ou em meio a lindos jardins.

Entre os pratos típicos não deixe de provar: o Camarão ao Curry com Manga; o Filé de robalo, temperado com sal, limão e azeite balsâmico, castanha picada, champignon e queijo parmesão e regado ao molho de caju; o Peixe no envelope ao molho de sirigüela; o Peixe recheado com camarão ao molho de tamarindo.

Os típicos sabores cearenses também marcam presença por aqui: o Baião de Dois, Churrasco de Carneiro, Carne de Sol, Caranguejada, Arroz de Camarão, Bobó de Camarão, Churrasco de Caça, Galinha de Mandioca, Sarapatel e a Moqueca de Arraia. Outros pratos misturam os sabores, como a Larikinha, mistura entre vatapá, caranguejo e arraia. Pael).

Além da culinária típica, o que você mais encontrará em Jericoacoara são restaurantes especializados na cozinha italiana. 

Para fazer um lanche durante o dia vale a pena dar uma passada no Café Brasil (Beco do Gualexo), com um café expresso inconfundível e os melhores sanduíches naturais e saladas leves. Nos dias quentes visite a Casa de Pedra (Rua Principal), mais famosa sorvetereia de Jeri, prove o Sorvete de Castanha de Cajú, Graviola, Açaí, Tapioca e Rapadura. A Padaria Santo Antônio é um point para as madrugadas, serve Pães quentinhos de diversos tipos: de queijo, banana, coco e chocolate, preparados em forno à lenha.

Seja de dia ou de noite, em Jericoacoara você irá encontrar deliciosas e imperdíveis receitas. 

Galeria de fotos
Fale Conosco pelo Whats